sábado, 23 de janeiro de 2016

DAVID BOWIE – O PAI DE SLENG TENG


David Bowie morreu, e a Internet está repleta de elogios para o homem e sua música. Bowie lançou uma sombra tão grande sobre a música no final do século 20 e da cultura pop, que é difícil de colocá-lo corretamente em perspectiva. Claro, há um ou dois que caíram de para quedas e pressupostos que desejam chamar transgressvivamente, o status do homem em questão, ou dizem que sua música não era tão boa de qualquer maneira.

Discutir com trolls é um desperdício de tempo, eu não me preocupo em fazer algum rol de realizações do homem. Em vez disso eu vou usar apenas um pequeno exemplo como uma forma de mostrar a extensão de sua influência na música do século 20.

Para os fãs de música jamaicana, a canção "Under Mi Sleng Teng" de Wayne Smith, lançada em 1985, foi uma linha na areia: o fim da era do roots reggae e do início da música baseada em produções digitais principalmente conhecido como dancehall.





A canção foi baseada em uma predefinição ritmica no teclado Casiotone MT-40 chamada "rock". Essencialmente, o tecladista Noel Davey apenas tocou o ritmo pré-definido, em seguida, colocou alguns acordes em cima dele.

A canção foi um sucesso imediato e provocou uma enxurrada de canções, ou com um novo vocalista no mesmo instrumental (foneticamente conhecido como um “riddim") ou em uma versão refeita do riddim por outros músicos. Há centenas e centenas de versões de músicas do riddim Sleng Teng, e como um todo eles compõem algumas das canções mais amadas nos últimos 30 anos da história da música jamaicana.




Além disso, a música mudou todo o curso da indústria da música jamaicana, com um ou dois teclados, um músico esclarecido sobre a construção de riddims a partir do zero, substituía bandas inteiras. Músicos ao vivo nunca seriam eliminados de reggae completamente, eles simplesmente deixaram de ser a principal componente (vale a pena assistir imagens ao vivo a partir do início dos anos 90 , como Bounty Killer e Beenie Man no Sting em 1993, após a era digital tem sido firmemente estabelecida , e ver como a função de bandas ao vivo é agora para tocar esses riddims produzidos nos teclados digitais).

Ok ok, você diz, mas o que isso tem a ver com David Bowie ?

Bem, nos últimos anos, tem acontecido um reexame dessa era do reggae, especificamente, o riddim Sleng Teng, começando com a morte de Wayne Smith em 2014. No mês passado, houve um artigo muito bom sobre Sleng Teng (clique aqui para ler) que contou com citações da criadora do Casiotone MT- 40 e do preset "rock", Hiroko Okuda (Casio’s Product Development and Music Engineer).

No artigo, Okuda desmente o mito de que a faixa foi baseado em "Something Else", musica dos anos 50 do roqueiro Eddie Cochran (um boato que tem sido repetido tantas vezes que se tornou canônico), ou em "Anarchyin the UK" dos Sex Pistols:



Apesar de revelar a Engadget que os rumores sobre Eddie Cochran e Sex Pistol são falsos, ela admitiu que a predefinição foi baseada em uma faixa de rock. De um disco de rock britânico dos anos 70, e é tudo que ela iria confirmar; "Você vai notar imediatamente uma vez que você ouvir a música".

Eu não tenho informações de contato com Hiroko Okuda, mas eu sou positivo em dizer que a música que ela está se referindo é “Hang Onto Yourself”, de David Bowie.


Se há uma outra "gravação britânica de rock dos anos 70" que soa mais como Sleng Teng , eu gostaria de ouvi-la.

Assim, a história da música que começou uma nova era na música jamaicana, pode ser rastreada até David Bowie. Eu não estou dizendo que isso é nada mais do que um acidente das circunstâncias, mas tenho a sensação de que quanto mais se examina a carreira de Bowie, mais esses acidentes serão encontrados.

Eu não tenho nenhuma dúvida de que Bowie pretendia que o riff fosse uma homenagem aos anos 50, provavelmente a partir Eddie Cochran. Na época, Bowie estava desenvolvendo seu personagem Ziggy Stardust, que era essencialmente um rock and roller dos anos 50, e seria transportado para um ambiente sci-fi, e um de seus principais pontos de referência foi o roqueiro Vince Taylor dos anos 50. Talvez não por coincidência, a primeira demo de Bowie gravada dessa música, foi feita na noite em que ele conheceu o roqueiro Gene Vincent, em Los Angeles.

Artigo original @ https://axischemicals.wordpress.com/2016/01/11/david-bowie-digital-reggae-kingpin/
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI NO SITE

DISQUS NO FYADUB | FYASHOP

O FYADUB | FYASHOP disponibiliza este espaço para comentários e discussões das publicações apresentadas neste espaço. Por favor respeite e siga o bom senso para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas... PS. DEUS ESTÁ VENDO!