sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FREE DOWNLOAD - RANKING JOE MEETS DIGITALDUBS

RANKING JOE

O Deejay Ranking Joe, nascido em Kingston e batizado Joseph Jackson em 1º de Junho de 1959. Iniciou sua carreira ao mesmo tempo em que o reggae e o dub começaram a transpor as barreiras da música e ganharam o mundo nos anos 70. O renomado produtor Coxsone Dodd colocou Joe debaixo de suas asas e os olofotes direcionados a ele quando começou a cantar num sound system chamado El Paso Hi-Fi. Com Coxsone vendo suas primeiras sessões, um single de estréia foi lançado em 1975 com a música “Gun Court”, com o nome de Little Joe. A partir daí, Joe cantou e trabalhou com uma variedade imensa de outros produtores de reggae, incluindo Bunny Lee, Watty Burnett e Derrick Howard, o resultado dessas parcerias foi formar um sound system que incluía até mesmo U-Roy, a partir daí seu nome mudou para Ranking Joe. Durante esse tempo, Ranking Joe impôs seu estilo, um toast que mostrava habilidade com as palavras e uma métrica rápida. No final dos anos 70, Joe gravou com vários artistas, como Sonia Pottinger’s, e lançando seus discos solo também; Weakcheart Fade Away, Dub It in a Dance, Saturday Ninght Jamdown Style, Round The World.

Chegando os anos 80, Joe se juntou a um dos mais aclamados sounds dessa época, o Ray Symbolic Hi-Fi com Jah Screw, a popularidade do sound foi pra longe além da ilha, resultando numa turnê no Reino Unido. Apesar do sound ser um dos melhores, acabou após um ano de turnê. O resultado foi Joe se juntar a Deejay Screw e começar a produzir também com outros artistas, trabalharam em uma das ultimas produções no estúdio de King Tubby, o disco Dangerous Dub. Após se mudar para Nova Iorque, no Bronx, Joe continuou a produzir discos e gravar com vários artistas, como Frankie Paul, Black Uhuru, Dennis Brown, Glen Washington, Glen Brown, The Meditations, King Tubby, Shinehead, Papa San, entre outros. No final dos anos 90 Joe continuou produzindo e gravando solo, singles como Fast Forward África, Guetto People. A influência de Ranking Joe em pode ser notada em vários artistas do reggae atual, Beenie Man, Pan Head, e o já mencionado Papa San.

Mas, é impossível deixar de citar a participação de Ranking Joe no disco de dub mais falado dos últimos tempos, o Dub Side Of The Moon, lançado pelo selo Nova Iorquino Easy Star, a música Step Pon The Rastaman Scene, com certeza, na singela opinião desse que escreve, uma das melhores músicas de Ranking Joe. Em dezembro, ele está de volta com o Digitaldubs em São Paulo.


Para efetuar o download, clique aqui: Ranking Joe meets Digitaldubs.mp3

RANKING JOE
16 de Dezembro
Local: Clash Club
Endereço: Rua Barra Funda 969
Preço: 30 reias / 20 reais na lista

STRANJAH APRESENTA... A TING CALLED: NICE UP THE DANCE!!!


Voltando aos tempos quando 2 Sounds na Jamaica se encontravam apenas para pura diversao musical e entretenimento.

Essa ideia de Clash nao tem um foco particular. Como nos bons tempos, cada Sound aparecia e tocava para o publico do seu jeito. Só não podia repetir um play que o outro sound ja tinha tocado naquela mesma noite. A idéia é com seu estilo próprio, um Sound supere o outro.

O formato e simples : Cada Sound tocando por 45mins, 30mins, 15 mins e para finalizar Tune Fi Tune / Dub Fi Dub:

1 – SOUND A : 45 MINS
SOUND B : 45 MINS

2 – SOUND A : 30 MINS
SOUND B : 30 MINS

3 – SOUND A : 15 MINS
SOUND B : 15 MINS

4 – CADA SOUND TOCANDO UM TUNE, OU DUBPLATE, INTERCALADO ATE QUERER ACABAR.

Esse formato de tempo determinado nao existe por acaso. Pesquisando percebi que os Clashes dos anos 80 e 90 foram feitos dese jeito justamente para poderem ser gravados em fitas cassettes de 90 mins para que aquele que curtiu a festa possa reviver a noite e ao mesmo tempo servir como prova do evento e de quem tocou melhor. Depois, fica ao critério de cada um julgar o Clash do seu jeito e divulgar-lo para que quem não foi possa também tomar sua decisão.

Como os Rounds estao abertos e absolutamente livres de regras (apenas a de não poder repetir um play), um Sound pode decidir atacar o oponente ou mesmo importunar-lo e esperar por uma resposta ou não do adversario. Isso quer dizer que os Sounds serão livres para decidir se eles querem um Clash mais pessoal ou não. Por isso, em um evento desse tipo, é muito difícil prever o que irá acontecer e como a festa irá evoluir. Também fica a critério de cada Sound a decisão de convidar algum MC/toaster para representar seu Sound.

Este projeto tem como foco a cultura soundsystem no Brasil e o objetivo de ajudá-la a se tornar mais madura e consciente; além de lutar para que o reggae de soundsystem cresça, encorajar os Mcs/Toasters a desafiar a si mesmo, divulgar os Sounds do Brasil e promove-los para o resto do mundo, porque afinal, todos os grandes soundsystems Jamaicanos como Volcano, Killamanjaro, Stone Love, Rodigan, Gemini, Metromedia, Sturgav, Jack Ruby etc.. ficaram famosos pelo mundo por divulgacao de fitas cassettes desses proprios encontros que os admiradores de reggae dividiram.

SOUNDCLASH

O que é um Sound Clash?

Um Sound Clash é uma competição musical onde seletores e MCs de sounds opostos (dois ou mais, mas geralmente dois) competem com inteligência na seleção, agitando a multidão, e falando no mic (ridicularizando membros do sound oposto). O objetivo do conflito é o de "matar" o outro sound ou sounds.Ou seja, ser eleito pelo público o melhor sound da competição. O clash geralmente ocorre em um grande club ou arena aberta (como uma quadra ou gramado), com os sounds montados em lados opostos, de frente para o outro.

O "Early WarmUp"

No início do clash (chamado early warm up), os sounds opostos se apresentam (geralmente uma hora cada) tocando músicas para a multidão. Cada turno é chamado de “segmento ", e um par de segmentos (um de cada sound concorrente) é chamado de “round". "Durante esses primeiros rounds, pouca ou nenhuma referência é feita para o confronto, o que ocorrerá mais tarde, e os sounds normalmente apenas se apresentam seu estílo ao público e tentam construir uma boa relação com o mesmo . Os sounds normalmente tocam 45s (músicas que não são dubplates) e também tocam os seus "habituais" (dubplates mais velhos ou anthems/hinos que todo mundo já ouviu antes).

Próximos Segmentos & Rounds

Com o passar do tempo, o conflito começa a se desenvolver e os sounds, já enturmados com o público, começam a utilizar os seus dubplates para falar / cantar e musicalmente medir forças. Os segmentos agora se tornam mais curtos (normalmente cada sound consegue tocar 2 rounds de 30mins cada, e em seguida 2 rounds de 15 minutos cada). Em cada segmento, o selector tenta diminuir os sounds rivais, menospresando as músicas tocadas pelo sound concorrente no segmento anterior; tocando tunes mais populares e dubplates, e até mesmo dubplates feitos exclusivamente para atingir diretamente o sound concorrente (chamado de “counteraction"). Nesse meio tempo, o MC agita a multidão cantando, ridicularizando e fazendo piadas sobre o sound concorrente a fim de incitar o público contra seus adversários.

Enquanto o selector está soltando tunes nas pickups, a multidão (geralmente liderada pelo seguidores ávidos desse sound) está torcendo, gritando, mostrando isqueiros, batendo nas paredes, e acenando lenços de mão ( "wipas") em apoio ao seu sound favorito ou, contra os sounds que não gosta. Se a música ou dubplate foi uma escolha muito boa, o povo vai gritar para um forward (para ter o disco tocado novamente). Boms dubplates geralmente sao forwarded (repetidos) 3 ou 4 vezes. Às vezes, o selector toca apenas um par de segundos de um dubplate e isso é suficiente para conduzir toda a galera em uma agitação geral.

O Climax - "Dub fi Dub"

Depois de um par de rounds de cada sound assim, o confronto finalmente chega até o momento da verdade, o round de Dub fi Dub (também chamado de “tune fi tune”). Nesta fase final, os sounds são autorizados a tocar apenas um dubplate de cada vez, então o outro sound imediatamente tenta de contra-atacar com uma melhor escolha de Dubplate (também chamado de “answer” / "resposta"). Esse round é muito importante porque se o seletor faz uma má escolha, normalmente fica muito difícil de recuperar, ja que que o selector do sound oposto vai achar um counteraction para responder na hora. Isto pode ser comparado aos maiores segmentos dos rounds anteriores, em que uma má escolha pode ser habilmente encoberta por posteriores seleções melhores.

No Dub Fi Dub, o lema é matar ou morrer!, E o selector e MC agora tocam os melhores e mais originais dubplates que possuem. Existem duas maneiras de se julgar o dub fi dub. A primeira é o público votar em cada round de dubs. O sound que vencer o maior números de rounds no dub fi dub é o vencedor. A segunda é fazer a votação após os sounds tocarem todas os dubs do dub fi dub.

Outros resultados possíveis para uma Clash

A "morte" de um som é o clímax da dança, o que o publico pagou para assistir. No entanto, em um soundclash, isso nem sempre é o que acontece. Às vezes um som perde nos primeiros rounds (geralmente o caso com um som inexperiente, por exemplo, ou com dificuldades técnicas). Às vezes um sound abandona a competição ( "sair/abandonar"), e a vitória fica para o sound adversário. Outra alternativa possível é um imprevisto que faz com que o confronto termine prematuramente (por exemplo, a chuva, em um confronto ao ar livre, energia cair etc...). Além disso, um sound pode ganhar um soundclash, mas por uma margem tão pequena que a vitória é considerada uma vitória de "sorte". Nesse caso, o outro sound simplesmente perdeu, ao contrário de ser "morto". Mas talvez a mais interessante alternativa, é quando o público esta dividido no meio (50/50) e nao consegue decidir um vencedor. Neste caso (algo raro), os sounds geralmente concordam em fazer uma revanche no mesmo local, em algum momento futuro. É importante notar que, mesmo quando um conflito fica extremamente quente, depois do clash os membros das duas equipes de som são ainda amigos, tudo voltou ao normal (tudo "Criss !")... afinal, e SÓ um assassinato " musical ".

Texto por StranJah, Texto original por Prince Tuffie
Colaboração Fepa

DISQUS NO FYADUB | FYASHOP

O FYADUB | FYASHOP disponibiliza este espaço para comentários e discussões das publicações apresentadas neste espaço. Por favor respeite e siga o bom senso para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas... PS. DEUS ESTÁ VENDO!