domingo, 31 de outubro de 2010

STEVE MOSCO [JAH WARRIOR] ENTREVISTA JAH SHAKA

JAH SHAKA @ SP - Foto por Luiz Egidio
[Edit 30.11.2020, 16h15]

Entrevista com Jah Shaka; por Steve Mosco

Aqui está uma entrevista conduzida por Steve Mosco com o legendário JAH Shaka em 1984. 

Steve Mosco: Desde quando o sound está na ativa?
JAH Shaka: Desde 1970

Steve Mosco: Quando você começou o sound, era a sua intenção que ela fosse da mesma forma que é hoje - um som dub Rasta?
JAH Shaka: Sim, ele sempre foi um som dub. O som saiu da luta nos anos 70, que os negros estavam passando neste país (Inglaterra) - que se reuniram e decidiram que o som deve desempenhar um papel importante em função dos direitos dos negros e gostaríamos de trabalhar duro para isso e promover um melhor propósito mental dentro da raça negra. 

Steve Mosco: Não havia muito dub por volta dos anos 70 lá? Ele só começou a acontecer alguns anos depois não foi?
 
JAH Shaka: Bem, eu tive dubs nesse momento. Eu costumava pegar um pouco na Jamaica, e o que não conseguimos, fazíamos nós mesmos. Nós tivemos um monte de músicos criando coisas para nós. 

Steve Mosco: A música mudou muito no início dos anos 70 - o som que pessoas como King Tubby também mudou espiritualmente – o que você acha que aconteceu?
 
JAH Shaka: O conceito espiritual era o povo se lembrar de seu passado – este foi mantido vindo para a música - como as pessoas se lembravam de sua história se repetiu nas gravações para fazer o resto da nação ter consciência do que tinha acontecido. 

Steve Mosco: A música ficou muito mais pesada também – isso era uma idéia consciente?
 
JAH Shaka: Sim, porque originalmente o baixo veio da África, de modo que o som do downbeat se fez presente na música – um tempo atrás o reggae foi copiado a partir de registros Ingleses ou hits americanos, apenas para reproduzi-los, e não havia nenhuma repercussão na época, mas agora tudo isso mudou. 

Steve Mosco: Você gravou um monte de coisas nos últimos anos. Será que isso significa que você não pode gastar tanto tempo com o sound system como você costumava fazer?
 
JAH Shaka: Bem, todo o conceito de sistemas de som agora mudou desde que eu entrei no negócio. Tornou-se um chamariz agora para certas pessoas, por isso eu prefiro ter essa disciplina ortodoxa sobre o sistema de som - então você não se envolver tanto no lado comercial das coisas - somente certas pessoas que querem reservar este som, sabendo o tipo de música que tocar. Eu não estou tocando em uma base comercial. 

Steve Mosco: O que você está fazendo estritamente uma mensagem ou é entretenimento, por assim dizer?
 
JAH Shaka: Mensagem e entretenimento. Música é a única linguagem que todos conseguem compreender, de certa forma a mensagem está sendo realizada, mas as pessoas também apreciam a música por causa da batida - mesmo se que alguns não consigam compreender as palavras querem entrar no ritmo. 

Steve Mosco: O que você vê para o futuro do sound system do Shaka?
 
JAH Shaka: Bem desde o início a minha ambição era tocar para o povo da África, assim eventualmente esperamos fazer um show de reggae na África, com uma banda também. Nós estamos esperando para mudar algumas coisas e fazer as pessoas abrirem suas mentes. 

Steve Mosco: É estranho que a música que você toca vem da África mas a maioria das pessoas na África não ouvem muito reggae.
 
JAH Shaka: Não, eles estão esperando pacientemente para ouvi-lo. De vez em quando promotores levam discos para esses lugares e levam bandas também, mas às vezes as coisas dão errado, porque há tanto acordos intercontinentais para fazer, então as coisas são um pouco meio a meio desse lado. Mas eles estão definitivamente querendo ouvir reggae plenamente. 

Steve Mosco: Eu ouvi dizer que você realmente não vai para as competições, mas você sempre foi classificado como o número um por anos.
 
JAH Shaka: Yeah. Você sabe o conceito do som é uma coisa diferente. Eu não sei a partir de que conceito mais sounds são construídos, mas não tínhamos esse conceito desde o início e temos que vê-lo passar, o que for preciso, para se levar o som para tocar, por si só para isso, então é isso que Eu prefiro fazer. 

Steve Mosco: Por que você acha que a maioria das pessoas o seguem - com exceção da coisa espiritual, deve haver algo sobre a maneira que você toca - Porque você acha que a maioria das pessoas o respeitam?
 
JAH Shaka: Bem, nós sempre tentamos cumprir o que nós dissemos que é nosso objetivo - nós sempre declaramos estas coisas e as pessoas estão cientes de que, assim o conceito está se espalhando. Vai mais além do que o sistema de som, porque a música é um trampolim para passar a mensagem. Esperamos que não só as pessoas negras, mas também pessoas de outros países possam apreciá-a e ouvir o que temos a dizer. 

Steve Mosco: No últimos anos tem havido um esforço feito por algumas pessoas para empurrar o reggae para um público internacional, mas você acha que seria impossível de você alcançar por causa dos assuntos que aborda?
 
JAH Shaka: Bem o que eu diria para que é que quando você tem uma corrida olímpica e alguém ganha os 400 metros, isso não significa que essa pessoa é o corredor mais rápido do mundo. Não poderia ser outra pessoa ainda mais rápido que ninguém conhece. Algumas pessoas têm de correr para a comida, mas essas pessoas não têm os contatos para chegar a essas etnias. Um monte de pessoas hoje estão fazendo uma música que não são promovidas fora dos sistemas de som, que são os principais meios de reggae, porque antes de qualquer estação de rádio reggae, estávamos promovendo grupos como os Abyssinians, Burning Spear, etc. Bem, agora, pessoas que buscam nas gravadoras conhecidas esses nomes, mas não todos. Estes são os artistas que abriram o caminho, mas eles são empurrados em segundo plano, e as novas pessoas que estão fazendo novas coisas não são promovidas de forma adequada. Portanto, independentemente de quão longe o reggae está chegando, você teria que ter uma estação de rádio que as pessoas saibam o que está acontecendo, e não apenas duas horas aqui, duas horas lá. 

Steve Mosco: O reggae é uma música underground mesmo na Jamaica, porque dificilmente você tem qualquer reggae sendo tocado nas rádios na Jamaica.
 
JAH Shaka: Bem, sim, isso vale a pena falar - certos tipos de música são empurrados e alguns tipos ficam para trás, e isso é totalmente errado. É por isso que o nosso som toca as pessoas que não recebem promoção. 

Steve Mosco: Como você descreveria o efeito que dub tem sobre você? 
JAH Shaka: Bem, porque sou músico há certas coisas que eu estou procurando antes mesmo de ser jogado. Algumas pessoas podem sonhar mentalmente, mas fico com meus sonhos através de minhas orelhas, assim, portanto espero que certas coisas e quando eu ouço isso eu sei. Esse é o tipo de música que tocamos - o que atinge o coração - na verdade é uma música de ritmo cardíaco. 

Steve Mosco: O senhor poderia descrever como é este sentimento? Eu vi você em festas onde você entra em um transe, e as pessoas na multidão também - que, obviamente, vai além do entretenimento e em um tipo completamente diferente de vibe. 
JAH Shaka: Bem... é a força da música. Damos graças a Sua Majestade Imperial Haile Selassie para ser capaz de fazer isso, porque no início era o verbo, e nós temos que colocar a palavra toda, então nós damos a todos os louvores a Deus ... a música é sentimento, não importa onde ela é tocada. Algumas pessoas dizem que não é música boa se não for tocada na Jamaica, mas então você teria que dizer que ninguém pode sentir nada a não ser o que está na Jamaica. Deus criou as coisas certas e as coisas parecem que em determinados momentos, quando a música é tocada no momento certo .... é um sentimento criado pelo próprio Deus. 

Steve Mosco: Em uma sessão onde você está tocando no seu próprio país, que poderia ser de 8 ou 9 horas, há uma tentativa consciente de criar as vibrações enquanto a noite avança? 
JAH Shaka: Você não pode sair e pretender tocar um determinado disco, porque Deus me inspirou a fazer o que estou fazendo, então eu tenho que ir com a sensação do momento. Eu poderia tocar um disco que, em seguida, me inspiraria naquele momento para tocar o outro para seguir, e assim por diante. 

Steve Mosco: Voltando ao assunto da competição, se você estivesse tocando com um outro sound e cada um se provocar, como você reagiria sobre ele? 
JAH Shaka: Bem, o sistema do negócio sadio realmente saiu do controle por causa dessas coisas, mesmo as empresas de reggae. Quando eu comecei o som e estava tocando para gente que sofre, as pessoas só queriam se divertir - você pegaria alguém do outro som chegando e se ofereceria para comprar uma bebida, mas depois foi para o palco onde as pessoas começaram mudar a forma como eles tocavam. Em vez de tocar para agradar o público, o que ainda faço, eles disseram que estavam vindo para assumir o próximo som em um confronto, e que poderia ter trazido uma grande multidão - eles poderiam ter trazido 200 pessoas e eu poderia ter trazido 200 pessoas, mas no final da noite, houve muita conversa sobre o microfone e os discos não foram suficientes sendo tocados e as pessoas foram para casa decepcionadas. Bem, este não é o nosso objetivo por isso prefiro evitar totalmente isso. Eu não estou querendo provar nada, tudo que eu quero fazer é passar uma mensagem para o povo. Além disso, você pode gastar muito dinheiro para tocar em uma competição e no final da noite você pode até não ter um quarto desse dinheiro de volta, o que não faz sentido. Pessoas apertando sua mão e dizendo que você é muito bom e você tem um monte de troféus, mas você não tem dinheiro, e você é o único que está fazendo o trabalho, assim estes aspectos têm que serem observados com cuidado. 

Steve Mosco: Você é também bastante incomum, se vê que você está muito bem num show de um homem só - operador e dj. Você sempre teve a intenção de fazer isso? 
JAH Shaka: Não diretamente, mas aconteceu que funcionou dessa maneira ao longo dos anos. Não tenho momentos em que nós tivemos um monte de djs, mas por causa de nosso estilo ortodoxo, agora não há muitos djs que dão um passo adiante e pedem o microfone, sabem qual é o nosso estilo. É um jogo completamente diferente da maioria dos sounds. 

Steve Mosco: Você apareceu em uma cena no filme "Babylon", que retratou um clash de sounds que estava ficando muito forte e quase levou a uma briga. 
JAH Shaka: Bem, essa é a impressão que as pessoas que fizeram o filme tinham sobre os sound systems, eles já tinham ouvido falar das competições. Eles me deram um script em primeiro lugar e quando eu li isso eu me recusei a fazer o que eles queriam. Acabei dirigindo a cena que apareceu pra mim, porque todos o acúmulos que a antecederam, com as pessoas do meu sound enfrentaram um outro sound, bem, simplesmente não iria em frente. Nós temos um conjunto de pessoas muito disciplinadas, e eu era totalmente contra a maneira como eles retrataram e construíram a festa no filme. 

Steve Mosco: Falando sobre o lado técnico do sound agora, você sempre foi observador para os efeitos como syndrum e sirene, etc Quando você começa primeiramente a idéia de usá-los? 
JAH Shaka: Bem, eu sempre tinha algum tipo de efeito de som, não a este nível, mas ao longo dos anos se acumula onde você quer mais e mais. Na verdade eu estava pensando em pegar um conjunto de quatro syndrums, porque as coisas novas estão sendo construídos agora. Quanto mais você pode colocar na música, melhor será. Na África, você pode ter 200 pessoas na percussão, tudo ao mesmo tempo, e dança. Certos sons que eu uso, eu não sei se as pessoas pegaram o tema, mas eles são realmente os sons da floresta, como pássaros e sons que você ouviria no deserto. 

Steve Mosco: Esses efeitos são exemplos de tecnologia ocidental. Como você os vê na montagem de Reggae? 
JAH Shaka: Bem, é isso que eu estou dizendo - a menos que você possa começar com 200 pessoas para fazer esses ruídos, você tem que encontrar aparelhos eletrônicos que podem fazê-lo. Se nós estivéssemos gravando na África, então talvez nós poderíamos ter 200 pessoas para tocar bateria, mas até lá temos de nos contentar com outras coisas. Mas não há nada que diz que os Rastas não devem usar a tecnologia. Precisamos de aviões, navios e todas essas coisas. 

Steve Mosco: O mundo está em uma má forma consideravelmente no momento. Há mesmo uma ditadura militar na Etiópia. Você acha que sua música pode ter um efeito sobre como as coisas são em tudo? 
JAH Shaka: Eu gostaria de pensar assim. Historicamente, todos os conflitos têm começado no Oriente e a maioria deles tem sido causado pelo colonialismo. Agora as pessoas estão dizendo que eles não querem ser colonizados e estão se rebelando contra seus governantes. Mas Rastas não tem medo dessas coisas. Estamos só de passagem por este lugar onde estamos vivendo temporariamente em nosso caminho para casa. E o conhecimento que temos adquirido em qualquer país que temos vivido, nós vamos tomá-lo de volta à África com a gente e usá-lo para construir o nosso país lá. Eu não acho que nós estamos pedindo muito para fazer isso, e não é um problema para qualquer um, se fizermos isso. Pessoas estão morrendo de fome lá e a única coisa que o mundo tem feito é construir armas nucleares, então temos que ajudá-los e a nós mesmos. Nós não vamos ficar aqui e sofrer a brutalidade, sem direito de nos expressar - se você é uma pessoa negra com uma empresa de pequeno porte fica desligado ou outra coisa acontece, e as pessoas têm falado sobre isso há anos, mas o que tem sido feito? Nós não queremos lutar em um país que não pertence a nós, e nós, os Rastas somos pessoas pacíficas, então preferimos deixar este lugar.

Leia o conteúdo original em http://www.jahwarrior.freeuk.com/ivshaka.htm


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