terça-feira, 20 de abril de 2021

A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NA ETIÓPIA

Em minha postagem de 31 de janeiro de 2012, Imperadores Etíopes e Escravidão, discuti brevemente a escravidão na Etiópia e as tentativas malsucedidas de vários imperadores para livrar o país da instituição durante o reinado do Imperador Menelik II (1889-1913). Nesta postagem, destaquei medidas eficazes que foram postas em prática, principalmente durante o reinado do Imperador Haile Selassie, que levaram à eventual abolição da escravidão em 1942. 

O Imperador Haile Selassie teve um diagnóstico duplo do motivo pelo qual os esforços de seus antecessores para conter ou acabar com a escravidão haviam falhado: uma combinação de falha em implementar mecanismos de aplicação para acompanhar várias leis emitidas ao longo dos anos, e a enormidade do problema devido ao fato de que a escravidão estava “profundamente enraizada na tradição” (Haille Sellassie, Vol. I, p. 80; Vol. II, P. 175). Ele estava convencido de que “era impossível extirpar uma instituição tão antiga simplesmente escrevendo leis”. Ele também temia que o fim repentino da escravidão criaria um influxo de uma grande subclasse sem meios para se sustentar; isso teria criado dois milhões de pessoas destituídas da noite para o dia (Pankhurst, 1968, p. 118; Comyn-Platt p. 164). Portanto, seu processo seria deliberado, incluindo leis substantivas e rígidos mecanismos de aplicação, que gradualmente colocariam a instituição da escravidão fora de serviço.

As leis mais sérias marcando o início do fim para a instituição da escravidão na Etiópia surgiram na década de 1920. É verdade que, naquela época, a Etiópia não tinha escolha a não ser enfrentar com eficácia o problema da escravidão, que permanecia endêmico. Em 1922, a Etiópia estava sob pressão implacável  da mídia ocidental para acabar com a escravidão, particularmente a imprensa britânica, bem como grupos antiescravistas como a Sociedade de Proteção Anti-escravidão e Aborígines (Anti-Slavery and Aborigines Protection Society).

Isso não foi tudo. A Etiópia também precisava mostrar resultados em sua luta para acabar com a escravidão, a fim de negar às potências europeias uma desculpa que poderiam usar para conquistá-la, particularmente a Grã-Bretanha, a França e a Itália, cujas colônias na época a cercavam. Afinal, esse foi o motivo (p. 603) por trás do tratado tripartido de 1906 assinado entre esses países (Comyn-Platt p. 177). Isso era particularmente verdadeiro para a Grã-Bretanha, cuja oposição à escravidão na Etiópia era "baseada principalmente em projetos imperialistas e estratégicos", e a Itália, que além de seus desejos territoriais, também estava ansiosa por uma vingança pela derrota completa que sofreu nas mãos dos etíopes em 1896 na batalha de Adwa. Mais importante, porém, a Etiópia teve que começar a tomar medidas concretas para acabar com a escravidão, porque era uma das condições para sua admissão à Liga das Nações, um clube de “nações civilizadas”, em setembro de 1923 (Encyclopedia Aethiopica p. 681; Platt p. 164). Como parte desse arranjo, a Etiópia foi obrigada a eliminar a escravidão durante um período de dez anos, ao final do qual teve que aboli-la completamente (Comyn-Platt p. 164).

Felizmente, essas pressões contínuas de fora coincidiram com as condições locais adequadas nas quais a escravidão se tornou menos sustentável economicamente e fora de moda devido à “mudança no estilo de vida da classe dominante”, tornando a tarefa viável, senão fácil (Zewde P. 94).

Embora o Imperador Haile Selassie já tivesse tomado várias medidas para fazer cumprir as leis antiescravistas existentes, a primeira de uma série de legislação emitida durante seu reinado foi em 23 de setembro de 1923. O Imperador, então Ras Teferi (Tafari), emitiu uma proclamação proibindo a invasão e a imposição de escravos, sendo um dever dos administradores de fazer cumprir a proclamação sob as penas da lei (Pankhurst, 1968, p. 113-114). Esta Proclamação tornou o ataque de escravos uma ofensa capital. Também impôs responsabilidade objetiva às autoridades locais, nas quais governadores, chefes e líderes estariam sujeitos a uma multa elevada para cada escravo roubado de sua área. Além disso, esta Proclamação afirmava que todo escravo levado de seu país seria elegível para uma garantia de liberdade e manteria o direito de voltar para casa.

Isso foi seguido por outra lei em março de 1924, que foi alterada em julho de 1931, na qual o Imperador pretendia emancipar gradualmente os escravos do país e abolir a escravidão (a Lei de Emancipação). Muitas das disposições desta lei não eram novas. Por exemplo, as disposições sobre a emancipação de escravos que se tornaram clérigos, que lutaram em guerras ou que salvaram a vida de seus senhores já faziam parte das leis existentes (The Fatha Nagast, 177). No entanto, a falta de controle efetivo do governo central em muitas partes do país e o fato de que as pessoas em posições de autoridade, incluindo juízes e chefes de vilas, também eram proprietários de escravos, impossibilitaram a aplicação das leis existentes. A Lei de Emancipação procurou remediar isso colocando em prática mecanismos de aplicação rígidos. Para tanto, introduziu um mandato para o registro de todos os escravos e o estabelecimento de tribunais especiais de escravidão, que estariam sujeitos à supervisão de inspetores do governo central. Cinquenta e seis juízes especiais foram nomeados em diferentes partes do país, e um departamento cuja principal função era supervisionar a correta implementação das leis foi estabelecido na capital, um sinal da determinação do Imperador em garantir a aplicação efetiva de suas leis (Goadby, p. 180, 202).

A Lei de Emancipação também incluiu disposições que tornavam mais fácil para os escravos buscarem a emancipação imediatamente. Ele fez isso em parte ao empilhar obstáculos procedimentais contra proprietários de escravos. Por exemplo, previa que se um escravo escapasse, ele / ela só poderia ser legalmente capturado por seu senhor ou por funcionários da alfândega autorizados na fronteira. Se um mestre deixasse de reivindicar um escravo fugitivo capturado por funcionários autorizados dentro de oito dias, o escravo seria emancipado. Se um mestre capturasse um escravo fugitivo, ele não poderia levar o escravo de volta diretamente; ao invés disso, ele teve que passar por um processo judicial onde uma investigação seria feita sobre as razões que levaram o escravo a tentar escapar. Além disso, dava aos escravos legitimidade para processar seus senhores por maus-tratos. Se fosse descoberto que um mestre realmente maltratou seu escravo, o mestre receberia um aviso; a constatação de uma segunda ofensa resultaria na emancipação do escravo (Pankhurst, 1968, p. 114).


Mais notáveis ​​foram, entretanto, as três disposições da Lei de Emancipação que buscavam abolir gradualmente a escravidão dentro de uma geração. Uma dessas disposições proibia a transferência de escravos de uma pessoa para outra, inclusive entre parentes. Outro determinou que os escravos fossem emancipados dentro de um ano após a morte de seu mestre. Embora a linguagem inicial da Lei permitisse que escravos fossem herdados por um máximo de sete anos após a morte de seu mestre, isso foi eliminado pela emenda de 1931, deixando apenas um ano como um período de transição antes que um escravo cujo mestre tivesse morrido pudesse ser libertado. Finalmente, a lei determinava que todos os filhos nascidos de escravos, que no passado se tornavam automaticamente escravos, eram livres.


A lei também incluía disposições sobre o bem-estar de escravos emancipados. Ele estendeu aos escravos emancipados uma isenção fiscal de sete anos, uma tentativa destinada a dar aos escravos libertos a oportunidade de se reerguer. Também concedeu aos escravos emancipados o direito à educação e ao trabalho, incluindo o direito de ingressar no exército e no serviço civil.

Todas essas reformas aparentemente não foram suficientes para evitar que a Itália usasse a questão como uma de suas justificativas para sua segunda invasão etíope em 1935. A questão provou ser uma ferramenta confiável de propaganda para convencer o mundo de que a Etiópia de fato não era uma "nação civilizada" e, portanto, não merecia ser tratada como tal. Não ajudou em nada o fato de a Etiópia não ter abolido a escravidão doze anos após ser membro da Liga, dois anos após o mandato acordado. A Itália invadiu a Etiópia em outubro de 1935 e emitiu duas leis em outubro de 1935 e em abril de 1936 emancipando escravos no país (Encyclopaedia Aethiopica, p. 681). De acordo com relatos da Itália, durante sua breve ocupação da Etiópia, (a Itália) libertou 420.000 escravos.

Após a derrota da Itália na Segunda Guerra Mundial e seu retorno do exílio na Grã-Bretanha, o Imperador Haile Selassie mudou de marcha e abandonou seu plano de eliminar a escravidão por um longo período de tempo em favor de um que se assemelhava à da Itália, a revogação imediata e completa. Parece que a falta de qualquer reação significativa à aprovação de leis contra a escravidão pela Itália durante sua breve ocupação da Etiópia convenceu Haile Selassie de que seu medo de um possível impacto negativo que pode resultar de uma abolição imediata era infundado. O Imperador, portanto, emitiu a Proclamação da Escravatura (Abolição) nº 22 de 1942 em agosto daquele ano.

A Proclamação de 1942 declarou que “o status legal da escravidão foi abolido” e impôs pena severa às pessoas que: participaram do transporte de uma pessoa para fora da Etiópia para que pudessem ser vendidas como escravas; de quem participou do tráfico de escravos; evitou que os escravos afirmassem sua liberdade; ou participava da penhor de pessoas.

A Proclamação de 1942 foi posteriormente substituída pelo Código Penal nº 158 de 1957, que foi então revogado pela lei atualmente em vigor, o Código Penal da República Federal Democrática da Etiópia nº 414 de 2004, ambos os quais incluem uma disposição de proibição escravidão e imposição de duras penas por sua violação.

Os seguintes materiais da coleção da Biblioteca do Congresso foram usados na preparação desta postagem:

DISQUS NO FYADUB | FYASHOP

O FYADUB | FYASHOP disponibiliza este espaço para comentários e discussões das publicações apresentadas neste espaço. Por favor respeite e siga o bom senso para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas... PS. DEUS ESTÁ VENDO!