segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

BYRON LEE E O DYNAMIC SOUNDS

Byron Lee no Dynamic Sounds
Lee nasceu em Christiana, Manchester Parish, Jamaica, filho de mãe chinesa-jamaicana Evelyn Chung e pai chinês Oscar Lee (um professor de línguas) originalmente de Kowloon, Hong Kong. A família mudou-se para a área de Mountain View Gardens de Kingston quando Lee tinha cerca de 8 ou 9 anos de idade. Ele aprendeu a tocar piano em uma escola de convento em Mandeville, mas colocou a música em espera quando foi selecionado para a seleção nacional de futebol da Jamaica. Ele aprendeu sozinho a tocar baixo em um instrumento caseiro, e por volta de 1950, junto com seu amigo Carl Brady, ele formou a primeira encarnação dos Dragonaires, em homenagem ao time de futebol da faculdade para o qual eles jogavam, naquela época concentrado no mento. A banda se profissionalizou em 1956 e se tornou uma das principais bandas de ska da Jamaica, continuando desde então e incorporando outros gêneros como calypso, soca e mento. 

De acordo com Michael E. Veal em seu livro Dub: soundscapes and shattered songs in Jamaican reggae, Wesleyan University Press, 2007, Byron Lee é conhecido por ter introduzido o baixo elétrico na Jamaica no final de 1959 ou 1960. No entanto, a razão Lee começar a usar o baixo elétrico em oposição ao contrabaixo não tinha nada a ver com o som. Em vez disso, era uma forma de Lee evitar carregar o grande e pesado contrabaixo para o caminhão, para ir de show em show. O baixo logo ganhou popularidade em todo o país e logo se tornou o padrão. O som do baixo elétrico mais alto, mais claro e mais direto logo mudou todo o som da música jamaicana por completo, especialmente depois que o baixista do Skatalites Lloyd Brevett começou a gostar dele.  
A banda gravou seu single de estreia, "Dumplin's", em 1959 nos estúdios WIRL (West Indies Records Limited) de propriedade do futuro primeiro ministro Edward Seaga, que se tornou o empresário da banda. O single foi lançado pelo selo Dragon's Breath do Dragonaire na Jamaica, e foi o segundo lançamento pelo selo Blue Beat no Reino Unido, e foi incomum para um single jamaicano, pois apresentava um órgão elétrico e um baixo Fender que Lee havia comprado durante uma visita aos Estados Unidos. 

Lee e Seaga perceberam que ska era a música para fornecer à Jamaica uma identidade musical que poderia quebrar o domínio do R&B americano, e os Dragonaires se tornaram uma das maiores bandas de ska do início dos anos 1960, lançando singles como "Fireflies", "Mash! Mr Lee","Joy Ride"e uma versão ska de "Over the Rainbow", ambos com seu próprio nome e como The Ska Kings. Em 1961, a banda teve uma grande oportunidade quando foi escalada como a banda do hotel no primeiro filme de James Bond, Dr. No. A banda executou várias canções no filme, embora as gravações tenham sido feitas pelo guitarrista Ernest Ranglin. Em 1964, a banda apareceu em um programa chamado “This is Ska!” ao lado de Jimmy Cliff, Prince Buster e Toots and the Maytals. 

A banda recebeu outro grande impulso quando foi selecionada por Seaga, então chefe do 'Bem-Estar Social e Desenvolvimento Econômico' da ilha, em 1964 para viajar para a Feira Mundial de Nova York e se apresentar como banda de apoio para uma vitrine de talentos jamaicanos, incluindo Jimmy Cliff , Prince Buster e Millie Small. A viagem não foi um grande sucesso, com os músicos "uptown" dos Dragonaires não se encaixando com os outros artistas "downtown". Percebendo que seu apelo para as multidões de ska estava diminuindo, Lee levou a banda em uma nova direção, incorporando calipso e fazendo turnês por Trinidad e Tobago em 1963 e 1964. Além disso, a banda contribuiu com a parte instrumental da gravação de 'Only A Fool' de Mighty Sparrow em 1966. 

Lee também trabalhou como produtor, produzindo muitos dos singles de ska de The Maytals, e empreenderorismo o levaram a organizar a turnê Byron Lee's Spectacular Show, que envolveu vários grupos e cantores jamaicanos (incluindo The Maytals) em turnê pelo Caribe. Ele também se tornou o chefe de distribuição na Jamaica da Atlantic Records. A relação com a gravadora levou Byron a lançar discos da Dragonaires nos EUA, incluindo dois álbuns programados para capitalizar os ganhos gerados pelas apresentações na Feira Mundial, 'Jump Up' e 'Jamaican Ska' (no qual os Dragonaires apoiaram nomes como The Blues Busters, The Charmers, The Maytals, Stranger Cole, Ken Boothe e Patsy Todd). 

A banda também teve como alvo o mercado internacional do rocksteady com álbuns principalmente de versões cover, como 'Rock Steady Beat' e Rock Steady '67. Além disso, a Atlantic Records tentou empurrar o álbum Jamaican Ska usando o produtor e engenheiro de som Tom Dowd, que produziu todos os maiores singles de Aretha Franklin, para produzir o álbum. Além disso, os Dragonaires foram renomeados como "The Ska Kings" no álbum. Infelizmente, apesar dos melhores esforços da Atlantic, o álbum Jamaican Ska não conseguiu decolar nos Estados Unidos, embora o disco "Jamaica Ska" tenha se tornado um dos 30 primeiros nas paradas do Canadá.

O selo/ gravadora West Indies Records Limited (WIRL) era um estúdio de gravação na Jamaica. Foi criado por Edward Seaga. O estúdio estava localizado na Bell Road. O estúdio foi inaugurado em 1958. Seaga recrutado do show de talentos de Vere John. O WIRL tinha a franquia da Columbia Records na Jamaica. Seaga mais tarde se tornou primeiro-ministro da Jamaica. A faixa gravada e lançada pelo selo WIRL "Oh Manny Oh" de Higgs e Wilson vendeu mais de 50.000 cópias na Jamaica em 1960 - um número absurdamente alto.  

E enquanto Seaga perseguia sua carreira política, ele o vendeu para Byron Lee, que o rebatizou de Dynamic Sounds e o expandiu com uma fábrica para prensar discos. Lee comprou os estúdios WIRL da Seaga e se transformou na Dynamic Sounds Recording Co., onde os Dragonaires gravavam habitualmente, usando as instalações superiores para gravar uma série de álbuns bem produzidos durante o final dos anos 1960 e início dos anos 1970, muitas vezes contendo versões de covers destinadas a turistas, e eles gravaram uma série de álbuns intitulados "Reggay" no início dos anos 1970. O Dynamic Sounds logo se tornou um dos estúdios mais bem equipados do Caribe, atraindo artistas locais e internacionais, incluindo Paul Simon e The Rolling Stones, que gravaram sua famosa canção "Angie" no Dynamic Sounds. As produções de Lee incluíram Reggae 'Happening de Boris' Gardiner, 'Grooving Out on Life' de Hopeton Lewis e 'Johnny Too Bad' dos Slickers

O WIRL também estabeleceu uma divisão barbadiana. Na Jamaica, o Dynamic Sounds lançou discos de Toots & the Maytals, Eric Donaldson, John Holt, Barry Biggs, Freddie McKay, Tommy McCook e Max Romeo em várias selos, incluindo Jaguar, Panther, Afrik e Dragon.

O nome WIRL permaneceu com sua divisão em Barbados e permaneceu como a marca sempre popular da música Bajan até 1995, quando mudou seu nome para E.A. Best Music Ltd, e eventualmente com seu nome atual, Caribbean Records - ainda a maior gravadora e distribuidora de Barbados. De volta à Jamaica, a Dynamic se tornou uma força maior do que nunca, investindo na apresentação de mais talentos da Jamaica para o vinil, incluindo Toots & the Maytals, Eric Donaldson, John Holt, Barry Biggs, Freddie McKay, Tommy McCook e Max Romeo. em selos como Jaguar, Panther, Afrik e Dragon.

O Dynamic também atuou como um dos principais distribuidores de discos da Jamaica. A Trojan Records administrou os álbuns dos estúdios no exterior e lançou compilações das gravações produzidas no estúdio e lançadas pelo selos do Dynamic Sounds


Bibliografia:




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