quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

KRS-ONE AZTECHNICAL [TRADUÇÃO]

Sobre o vídeo, não vou dizer nada... próprio KRS-One vai falar sobre...

"Paz. Este é KRS-One! Eu gostaria de agradecer pessoalmente a todos por sua demonstração de apoio para o lançamento do vídeo "Just Like That". Eu não sou realmente um cara da internet, mas eu tinha que responder à enorme quantidade de amor que temos tido desde o lançamento de "Just Like That". MAD LION quebrou tudo! No entanto, o melhor ainda está por vir.

Como vocês devem saber, costumo usar meus talentos para educar meus ouvintes e inspirar a comunidade internacional do Hip Hop. 2012 não será diferente. Sinto muito por aqueles que já pensam que eu prego muito em rima, ou que eu preciso para me aposentar. Pelo contrário, eu estou apenas começando.

Passando a chama até um pouco mais, meu próximo vídeo de apresentação "Aztecnical" vai lidar com os mitos de 2012, particularmente o 21 de dezembro de 2012 no Calendário Maia "data de término". Muitos de nossos povos estão sendo desviados por filmes, palestras e campanhas publicitárias principalmente em relação aos cálculos celestes do Calendário Maia. E enquanto outras culturas também prevêem o mesmo "fim" nas datas e cálculos, é importante ressaltar que todos os alinhamentos cósmicos, mudanças e até mesmo mudanças estão ocorrendo agora! A questão é: como isso pode afetar o Hip Hop em todo o mundo? 

Acredito que estamos prestes a, finalmente, termos o nosso "dizer" no mundo. A palavra-chave nos próximos meses será "coragem", e verdadeira coragem vem de viver corretamente. Como uma cultura internacional, Hip Hop está preparado para uma grande oportunidade, a minha meta é chegarmos preparados para isso, e o medo não tem lugar no nosso futuro colectivo.

Estou enviando este vídeo "Aztecnical" na esperança de que ele desperta discussão e dissipe o medo. O primeiro verso com os próprios cálculos reais Maias e mostra como os governos e as entidades empresariais de todos os tipos utilizam os temores do público com as suas próprias vantagens econômicas e globais. O segundo verso trata da conquista de Cortez sobre o povo maia e como eram os Maias e suas próprias crenças culturais que foram usadas contra eles para deixarem suas terras e recursos. O ponto é, não permitem que a moda seja a sua própria visão do mundo, para atraí-lo para as mãos daqueles que só estão aqui para explorá-lo. SEJA FORTE! SEJAM CORAJOSOS! E sim, Conhecimento reina supremo. Aqui está. Simples assim." - KRS-One.







Inglês Português

If you don't like what you singing, you sing a different hook
If you don't like what you cooking, you get a different cook
If you don't like what you wearing, you get a different look
You wanna escape Armageddon, read a different book
When knowledge is right there, we don't even look
December 2012 got this whole world shook
But look, the last days for others are the first days for us
The question to ask is who can you trust
Respect to all that 2012 stuff
But when you really study it it's fear, it don't apply to us
Yo, Hollywood lies to us, all day
The question is what does your culture say
Where's your culture at?
Who's your prophet?
What history guides your spiritual logic?
It starts with a story, then it's hypnotic
[Começa como uma história, depois se torna hipnótica]
Then any myth that comes along, you just adopted it
Why? Because your culture, you forgot it
December 2012, let's continue this topic
Turn the page, the present world age
Began 3114 BC
According to the Mayan calendar, this age concludes December 21st 2012 AD
This 5125 years cycle of calm is one world age
Nothing changes overnight, it's all a process
[Nada mundo da noite para o dia, é um processo]
A transition, it happens over many days
In the Mayan calculation a K'in, is one day
The Mayan Winal, that's 20 days
The Tun is 360 days
A K'atun is 7200 days
The B'ak'tun is 144,000 days
And they applied that to the Milky Way
In the cycles they saw the sun
Moving across the Milky Way's equator
Lining up with other galactic neighbors
We've been shifting for 30 years it seems
From 1980 to about 2016
The shift is now, it's occurring now
But if you're learning from the movies you won't know how to survive
Or stay alive after the storm
Cause after that a new world order is born
Oh, you don't know, man? About they programs?
You still watching Lindsay, you don't see that low hand?
Let go, man, the flood is coming
Don't be scared, get prepared, keep your motor running
Rock with me


[Verso 2]
Yep, it's all mass control, here's the philosophy
Cortés knew about the Aztec prophecy
Before he invaded their society
He studied their cultural psychology
He knew they had armor, guns, and steeds
So he arrived in the Aztec year 1-Reed
That's the year Quetzalcoatl
Was prophecized to return from exile in fact
Cortés played out the Aztec myth
And took away those people's will to resist
Cortés played on religious beliefs
And blinded the Aztecs, cause he was a thief
Look, the Yucatan, that's a Mayan book of cycles
It lets the Mayans know when the Gods are gonna strike you
In fact, every 13 K'atuns you see
The Mayans were visited with a catastrophe
So every 256  or 257 years
The Mayan people lived with this fear
So on the island of Tayasal now Flores
The Spanish came armed with this knowledge
They knew according to the Mayan heavens
That the next cycle was 1697
So as the Mayans stood there fixed on the heavens
The Spanish showed up with all of their weapons
March 13th, 1697
The Mayan people learned a terrible lesson
Your fears and tears are used against you
Cause 80% of world control is mental
But back to the Mayans, they getting some more
257 years after Tayasal
A US-backed coup overthrows their democracy in 1954
That's exactly 257 years from when the Spaniards arrived at their shores
I'm getting to the core of the lesson
Lets see what happens in 2211
That's the next cycle, that people remember
Like 2012, the 21st of December
The consciousness may shift, you may turn the light
But you are the universe, you're gonna be alright
The pole may shift, your soul may lift
To higher consciousness but you know all this
The Edutainment style will persist
Forget the fear, it's knowledge that runs all this
[Se você não gosta do que canta, cante numa levada diferente]
[Se você não gosta do que cozinha, cozinhe algo diferente]
[Se você não gosta do que veste, vista algo diferente]
[Você quer escapar do Armagedon, leia um livro diferente]
[Quando o conhecimento está logo ali, a gente nunca olha]
[Dezembro de 2012 tem o mundo inteiro em choque]
[Mas olhe, o últimos dias dos outros são os primeiros dias para a gente]
[A questão a se fazer é em quem você confia]
[Respeite todas as coisas de 2012]
[Mas quando você estuda dá medo, mas não se aplica a gente]
[Yo, Hollywood mente para a gente, todo dia]
[A questão é o que a sua cultura diz]
[Onde está a sua cultura?]
[Quem é o seu profeta?]
[Que história guia sua lógica espiritual?]
[Começa como uma história, depois se torna hipnótica]
[Então qualquer mito que vem junto, você adota]
[Porque? Porque sua cultura, você se esqueceu]
[Dezembro 2012, vamos continuar nesse tópico]
[Vire a página, a era do mundo atual]
[Começou 3114 a.C.]
[De acordo com o calendario Maia, essa era conclui em 21 de dezembro 2012 d.C.]
[Esse clico 5125 anos é a uma era do mundo]
[Nada mundo da noite para o dia, é um processo]
[Uma transição, acontece no decorrer de vários dias]
[No cálculo Maia um K'in, é um dia]
[ O Winal Maia, são 20 dias]
[O Tun são 360 dias]
[Um K'atun são 7200 dias]
[O B'ak'tun são 144.000 dias]
[E isso se aplica a Via Láctea]
[Nos ciclos que viram o sol]
[Se movendo através no equador da Via Láctea]
[Se alinhando com outros vizinhos galácticos] 
[Estamos mudando aparentemente 30 anos]
[De 1980 para mais ou menos 2016]
[Está mudança é agora, está acontecendo agora]
[Mas se você está aprendendo do filmes, você não vai saber como sobreviver]
[Ou permanecer vivo depois da tempestade]
[Porque depois disso uma nova ordem mundial vai nascer]
[Oh, você não sabe mano? Sobre os programas]
[Você continua vendo a Lindsay, você não enxerga a mão de baixo?]
[Vamos lá mano, o dilúvio está vindo]
[Não tenha medo, esteja preparado, mantenha seu motor funcionando]
[Quebra comigo]


[Verso 2]
[Sim, é um controle de massas, essa é a filosofia]
[Cortes saba da profecia Asteca]
[Antes de ele invadir sua sociedade]
[Ele estudou sua psicologia cultural]
[Ele sabia que tinham armaduras, armas e montaria]
[Então ele invadiu no ano 1 Asteca -Reed]
[Esse é o ano Quetzalcoatl]
[Foi profetizado para retornar do exílio de fato]
[Cortes jogou fora os mitos Astecas]
[E jogou fora a vontade dessas pessoas de resistirem]
[Cortes brincou com as crenças religiosas]
[E cegou os Astecas, porque ele era um ladrão]
[Olhe, o Yucatan, o livro Maia dos ciclos]
[Ele permite os Maias saberem quando os Deus vão atacar você]
[Na verdade, a cada 13 K'atuns você vê]
[Os Maias foram visitados por um catástrofe] 
[Então a cada 256 ou 257 anos]
[O povo Maia viveu com esse medo]
[Então na ilha de Taysal agora ha flores]
[Os Espanhóis vieram armados com esse conhecimento]
[E eles sabiam que de acordo com os céus Maias]
[Que o próximo ciclo exato seria 1697]
[Então os Maias ali fixados nos céus]
[O Espanhol apareceu com todas as suas armas]
[13 de Março de 1697]
[O povo Maia aprendeu uma lição terrível]
[Seus medos e lágrimas são usados contra você]
[Porque 80% do controle do mundo é mental]
[Mas voltemos aos Maias, eles tiveram um pouco mais]
[257anos depois de Tayasal]
[Um golpe de estado apoiado pelos EUA derruba sua democracia em 1954]
[Isso é exatamente 257 anos depois que os Espanhóis chegaram as suas margens]
[Estou chegando na moral da lição]
[Vamos ver o que acontece em 2211]
[Esse é o próximo ciclo, que as pessoas se lembrem]
[Como 21 dezembro de 2012]
[A consciência pode mudar, você pode ligar a luz]
[Mas você é o universo, você vai ficar bem]
[O polo pode mudar, sua alma pode transcender]
[Para uma consciência superior, mas você sabe de tudo isso]
[O estilo "Edutainment" (educação/entrenimento) vai persistir]
[Esqueça o medo, é o conhecimento que comanda tudo isso]






sábado, 11 de fevereiro de 2012

DVD - RETURN OF THE RUB A DUB @ FYASHOP




Return Of The Rub-A-Dub é um documentário dirigido por Steve Hanft e produzido por Tom Chasteen do Dub Club em Los Angeles, destacando a evolução do Reggae em seu formato Soundsystem. Rub-A-Dub apresenta entrevistas e imagens ao vivo de lendas e pioneiro vivas; Trinity, Ranking Joe, Scientist, Sister Nancy, U-Roy, Brigadier Jerry, Ranking Trevor, Welton Irie, Sugar Minott, Philip Fraser e Triston Palma, entre outros. 

A cada semana o Dub Club é realizado no Echoplex na área do Parque Eco de Los Angeles, o DJ residente é o "Echodelic " host que se tornou a meca do reggae, apresentando artistas do vintage na música reggae e talentos locais, que são apresentadas "inna dancehall estyle" com efeitos visuais para acompanhá-los e um sistema de som de arte desenhado pelo lendário Scientist, um pioneiro no estilo dub da música reggae. 

O filme pretende retratar o espírito da dança, a essência da evolução de ambos, do reggae ao hip-hop e a energia de uma nova geração que está agora exposto a canções da história do reggae de quarenta anos, seus ritmos atemporais que apresentam uma plataforma para servir e unificar os fãs e a criar novos a cada semana. 

Pergunte a maioria das pessoas a imagem de um artista do reggae e eles vão pensar no Bob Marley cantando com sua banda e todos tocando atrás dele. As verdadeiras raízes do reggae cresceram de uma parede gigante de alto-falantes, uma voz carregada com delay e eco cantando ao longo de um microfone, um seletor com pilhas de 45s para encontrar o próximo riddim, eles cresceram no reggae e no soundsystem. O conceito de artistas do rap, a idéia do remix, a elevação do baixo para o instrumento principal, todas essas tendências saíram dos soundsystems. 

Começando na década de 1950, os operadores de soundsystem na Jamaica iriam criar e colocar suas caixas ao ar livre e tocar música americana desde o R&B, Jazz e Bee Bop no seu set. Algum tempo depois os DJs dos anos 60 começaram a conversar entre as seleções, para animar a multidão ou introduzir a próxima música. Na terminologia da Jamaica, o DJ é aquele que fala no microfone, e o seletor é aquele que toca os discos. Como General Smiley e Michigan, apontam em Rub a Dub "um jockey monta um cavalo e um disc jockey monta o riddim". 

Em algum ponto no final dos anos 60, em vez de colocar uma música diferente no lado b de um 45, os produtores jamaicanos começaram a usar um corte instrumental no lado b, conhecido como a "versão". Esta idéia tornou possível uma forma de arte totalmente nova. Depois de uma música popular foi tocado pelo seletor o que iria virar o disco e o DJ improvisava novas letras, conduzindo o público ao delírio. Eventualmente, os DJs começaram a gravar suas novas criações e essas faixas provaram ser extremamente popular. As versões mais populares dos instrumentais foram gravados mais e mais vezes e passaram a ser conhecidos como "riddims", linhas de baixo clássicos que qualquer DJ decente teria uma letra para cantar sobre esses riddims. 

Esta invenção levou diretamente à criação de hip hop, através de Kool Herc, um jamaicano amplamente reconhecido como um dos pais do hip hop, que emigrou para o sul do Bronx, no início dos anos 70 tendo o conceito de soundsystem junto com ele. Ao invés de jogar discos jamaicananos tocou funk e soul, mas ele manteve o estilo do soundsystem em sua essência com toca-discos e falando no microfone. 

A versão mais tarde evoluiu para dub, onde o instrumental é produzido em camadas, com reverb e efeitos de eco, essencialmente criando uma nova peça de música em conjunto, com o engenheiro de estúdio como o artista. Claramente este conceito era o original "remix." Este é explorado em Rub A Dub em uma entrevista com engenheiro Scientist, o lendário aluno do falecido King Tubby, que é reconhecido como o inventor do dub. 

O termo "Rub A Dub" não se refere necessariamente ao dub em si, mas sim a um determinado estilo de musical popular no final dos anos 70 e início dos anos 80, que em determinado instante não muito rápido, mas não é lento como o estilo downbeat, cortando skanks com guitarra, riffs de baixo e bateria, seria a música perfeita para todos os soundsystems da noite. Várias das mais difíceis trilhas instrumentais deste período foram licenciados pelos produtores jamaicanos originais para uso no filme. 

Em 2000, alguns amigos em Los Angeles, Jason Mason, Eddie Ruscha e Tom Chasteen, decidiram começar uma festa de reggae semanal onde eles pudessem jogar os disocs de reggae clássicos que amavam e colecionavam fanaticamente (o quarto seletor David Orlando juntou-se mais tarde.) Não tem cd’s, ipod’s, trackstors, seratos, ou qualquer coisa do tipo aqui – o conceito é estritamente toca-discos e vinil. Para o primeiro ano ou dois o público era pequeno, mas aos poucos ele pegou e cresceu mais e mais ficando popular com um público jovem e diversificado. Eventualmente, eles tomaram o próximo passo de trazer os artistas originais que idolatravam para vir e tocar ao vivo. Não como uma lição de história, mas como uma festa. 

Rub-A-Dub apresenta imagens ao vivo de Trinity, Ranking Joe, Sister Nancy, U-Roy, Brigadier Jerry e a maioria dos maiores nomes da era dos Dj’s clássicos de Dancehall dos anos 70, bem como influentes artistas, mas raramente vistos como Ranking Trevor, Welton Irie que nunca havia realizado uma apresentação na Califórnia antes. Junto com o DJ, há os singjays: Sugar Minott, Philip Fraser e Triston Palma, que iria se apresentar lado a lado com os DJs do dancehall e criar as melodias que improvisava DJs afora. 

A linhagem desta forma musical é mostrado claramente, de King Stitt (R.I.P.), o mais antigo DJ, U-Roy, o primeiro a popularizar o estilo nos disco, Trevor Ranking e Ranking Joe, discípulos de U-Roy, para Welton Irie, que o alega como sua inspiração. A cultura reggae sempre tem o respeito as raízes, tanto no sentido literal e místico, e este filme tenta honrar dando os autores que lhes é devido. 

O estilo de edição do filme reflete o estilo musical, como vários artistas são mostradas conversando sobre o mesmo riddim e são mixados juntos como numa mixtape. Cada artista tem sua próprias letras para os riddims clássicos, como a Sleng Teng, o primeiro digikiller a fazer grande impacto no reggae. Oito artistas diferentes são mostradas em rápida sucessão sobre o riddim Sleng Teng sem perder uma batida, cada um trazendo seu próprio estilo, terminando com Brigadier Jerry - melhor parte do documentário dizendo que o seletor reproduzir o 45 em 33rpm, levando o clímax para o "Slow Motion". 

A letras são constantemente alteradas e atualizadas, mantendo as músicas frescas e tópicas, e as performances têm uma espontaneidade devido à interação entre o selector, o DJ, e a multidão. Não há ensaio geral, e o DJ não sabe o que o que o seletor está para tocar em seguida. A performance com um artista como Ranking Joe é três ou mais horas de improvisação sobre temas familiares, com base na tradição e no entanto cada vez mais diferentes, como um grande desempenho jazz. Tópicos sobre CNN no quarto do hotel na noite anterior, ou argumentar sobre bastidores, pode ser tema em algumas letras novas do DJ. 

As performances e entrevistas são todas legendadas e você não passe aquele aperto por causa do patois jamaican. Nessa versão, inclui um DVD como documentário e um CD que caracteriza muitos dos artistas do filme, bem como outros veteranos do reggae junto com alguns artistas locais de LA que realizam apresentações no Dub Club em um formato open-mic com os seletores residentes. A música do cd foram gravadas em Los Angeles e os vocais foram gravados tanto em LA como em Kingston, Jamaica, todo produzido por Tom Chasteen Campbell e Anthony, que encabeçaram a idéia de todo o documentário.



DÚVIDAS ENVIE E MAIL fyadub@yahoo.com.br ou telefone (11) 9984.4213

> Para comprar entre no link  http://www.fyashop.com.br/dvd-return-of-the-rub-dub-style-dvd-cd-fyashop_500xJM
> Compras via depósito no Banco do Brasil tem 5% desconto
> Catálogo agora link: http://fyashop.com.br/
> Parcelamento em até 12x no cartão na lojinha.
> Envio em até 3 dias úteis.
> Tire todas as dúvidas pelo e mail fyadub@yahoo.com.br
> Entre no link http://www.fyashop.com.br e veja todos os itens a venda.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PARA ENTENDER A MACONHA E DEIXAR DE FALAR BESTEIRA :: POR ADRIANO LORENZO

Vejo muita gente falando que há preconceito em relação a essa planta. 

A questão não é de preconceito. A questão é puramente econômica. Essa planta pode ser plantada facilmente e pode facilmente substituir centenas de produtos e matérias primas escassas utilizadas pela indústria para obter mais lucro e domínio de setores econômicos. Tudo o que é abundante e encontra uma grande demanda nos mercados, deve ser tornado escasso artificialmente de uma forma ou de outra, se o objetivo for uma exploração comercial mais lucrativa.

O monopólio é uma das formas de se tornar algo que era abundante em algo escasso. Será que ninguém nunca viu a imagem de um celeiro cheio de grãos apodrecendo para manter o produto escasso e o preço do quilo alto? Veja a indústria farmacêutica, por exemplo, essa substância ajuda no combate a diversas doenças terminais, como o câncer e doenças neurológicas. Como a industria farmacêutica iria fazer rios de dinheiro com a fabricação e venda de suas próprias drogas escassas se existisse algo abundante na natureza, como essa planta, que substituiria seus produtos?

Veja o consumo recreativo: existe uma grande demanda dessa substância para fins de recreação ao redor do mundo. O que fazer para frear o cultivo dela, ou qual a melhor medida que poderia ser tomada pelos interessados na exploração econômica dessa matéria prima afim de garantir o monopólio da venda dela? Como fazer com que, além de tornar o produto caro, através do controle de sua produção e circulação na economia, tornar esse produto ainda mais rentável? Resposta: seja do governo, seja o dono do monopólio, utilize as leis para torná-lo proibido, não pague impostos e ganhe com a venda de outros artigos que você têm o monopólio, como armas para os vendedores informais.

Ganhe dinheiro, aumentando a carga tributária, para melhorar a segurança nas ruas (problema que você criou com a assinatura de diversas leis) com o seu exército fardado. Desvie o dinheiro de seus escravos impondo mais taxas fazendo-os acreditar que os criminosos são eles. Faça com que os seus escravos acreditem que são "contribuintes" e utilize propaganda fascista para que os mesmos continuem defendendo os seus interesses. Eles serão zumbis que defenderão paradoxalmente o aumento da máquina mafiosa, o governo.

Eles acreditarão que não podem tomar o poder e organizar a sociedade por eles mesmos. Acreditarão que não podem viver de outra forma senão através de sistemas que os escravizam eternamente sem eles saberem, como a criação de dívidas contraídas desnecessariamente com os seus chefes supremos: os bancos. Faça com que eles não compreendam o papel da abundância e a escassez, principalmente no que se refere ao dinheiro em circulação.

Mantenha-os acreditando em farsas e mais farsas e eles defenderão o seu império. Eles irão confrontar seus soldados, que também são seus escravos, e pedirão que os seus juízes façam alguma coisa. Faça com que diversos mercados fiquem em suas mãos através de inúmeros monopólios. Deixe que eles queiram ser os seus eternos escravos. Eles cantarão alegremente músicas com “deixa a vida me levar”, ou “a vida deveria ser bem melhor e será”. Deixe que eles se regozijem de suas vidas passivas. Deixe que eles adorem ser eternos ignorantes.

Seja um anjo das engrenagens ocultas, seja intangível, seja eterno.

Por Adriano Lorenzo, Diretor do MolaMestra

DISQUS NO FYADUB | FYASHOP

O FYADUB | FYASHOP disponibiliza este espaço para comentários e discussões das publicações apresentadas neste espaço. Por favor respeite e siga o bom senso para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas... PS. DEUS ESTÁ VENDO!